SITE DEDICADO AO MUNDO DO MODELISMO ESTÁTICO & MILITARIA

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Sondagem
Qual a sua área de modelismo preferida?
Militar aéreo
Militar terrestre
Militar naval
Civil aéreo
Civil terrestre
Civil naval
Ficção
Outro
Ver Resultados

Rating: 4.1/5 (3716 votos)

ONLINE
2




Partilhe esta Página



 

 

PARCERIA


Os administradores deste site aceitam propostas de parceria para análise.

 


AJUDE A MANTER ESTE PROJETO

Donativos

 




Total de visitas: 486669
P&H - MITSUBISHI KI-46 DINAH
P&H - MITSUBISHI KI-46 DINAH

Mitsubishi Ki-46 - Dinah

- Avião de reconhecimento / Caça - Japão (1941) -

Resumo Histórico Especificações Versões & Variantes Principais Utilizadores Historial Galeria Videos Profiles Fontes
Descrição Gerais
                   

MITSUBISHI Ki-46 - Dinah 

Link original: By RuthAS [CC BY 3.0], from Wikimedia Commons


RESUMO HISTÓRICO


O Mitsubishi Ki-46 é considerado por muitos como o melhor avião de reconhecimento da 2ª Guerra Mundial, embora também tenha sido utilizado como caça de longo alcance, treino de tripulações e avião de ataque a baixa altitude, sendo que esta última vertente foi sobretudo utilizada na versão Ki-46-IIIb.

 

Designação do aparelho

Esquema B&W


ESPECIFICAÇÕES


DESCRIÇÃO

País de origem Fabricante
Japão Mitsubishi
Tipologia de missão / Função
Avião militar de reconhecimento, caça de longo alcance, treino e de ataque ao solo
Projeto antecedente Desenvolvido em
   
voo Introduzido
Novembro de 1939 Julho de 1941
Período de produção Aposentado
  Setembro de 1945
Design Quantidade produzida
  1 742 aparelhos
Custo unitário  
   
Período histórico
2ª Guerra Mundial

CARACTERÍSTICAS GERAIS

Tripulação Comprimento Envergadura Altura
   m  m  m
Superfície alar Peso vazio Peso máximo à descolagem Teto máximo
 m2  Kg  Kg  
Velocidade Máxima (Vno) Velocidade de cruzeiro Autonomia Autonomia máxima
 Km/h  Km/h  Km  Km
Regime de subida Carga alar Potência/Peso Alongamento
 m/s Kg/m2 W/Kg  
Motorização
 
Hélices
 
Armamento / Carga bélica
 

VARIANTES E VERSÕES


Mitsubishi Ki-46-I
- Avião de reconhecimento -

O projeto do Mitsubishi Ki-46 teve início em 12 de dezembro de 1937, quando o exército imperial japonês emitiu uma especificação para a construção de um avião de reconhecimento estratégico de longo alcance para substituir o Mitsubishi Ki-15. Essa especificação obrigava a uma autonomia de 6 horas e a uma velocidade que permitisse deixar para trás os caças inimigos que operavam então no teatro do Pacífico.

O projeto apresentado pela Mitsubishi consistia num avião monoplano bimotor de asa cantilever baixa com um trem de aterragem retrátil. Tinha uma fuselagem oval de pequeno diâmetro que acomodava uma tripulação de dois elementos (o piloto e o observador). Cada um deles tinha uma cabine individual e eram separados por um grande tanque de combustível. Mais tanques de combustível estavam instalados nas asas do avião, dando uma capacidade total de 1490 litros de combustível.

Os motores, dois Mitsubishi Ha-26, foram alojados em capotas especiais, desenvolvidas pelo instituto de pesquisa aeronáutica da universidade imperial de Tóquio para reduzir o arrasto e melhorar a visão do piloto. Todo o conjunto, muito bem conseguido, tornava o avião extraordinariamente aerodinâmico.

O primeiro protótipo, com a designação de Ki-46, levantou voo pela primeira vez a 14 de novembro de 1939, na fábrica Mitsubishi Kakamigahara, Gifu, no norte de Nagoya. Os testes mostraram que o Ki-46 era mais lento do que o esperado, atingindo apenas 540 km/h (336 mph) em vez dos esperados e especificados 600 km/h (373 km/h).

Mais aperfeiçoamentos foram implementados e os novos protótipos desenvolvidos eram mais rápidos do que os modernos caças japoneses Nakajima Ki-43 do exército e do que o Mitsubishi A6M2 da Marinha. Um lote de produção inicial foi encomendado sob a denominação Tipo 100 Modelo 1 (Ki-46-I) e foi inicialmente utilizado pelo Exército Imperial Japonês que o denominava “Shiki”. Os aliados denominaram-no "Dinah".

 
Mitsubishi Ki-46-II
- Avião de reconhecimento -
Como o avião continuava a não ter as performances esperadas e para resolver os problemas de desempenho foram equipados com 2 novos motores Mitsubishi Ha-102, que não eram mais do que motores Ha-26s equipados com um compressor de dois estágios. Foi aumentada a capacidade de combustível e reduzido o peso vazio. Nascia assim, em março de 1941, o Ki-46-II. Agora as especificações iniciais estavam cumpridas e foi ordenada a produção em larga escala, com entregas a partir de julho desse mesmo ano.
 
Mitsubishi Ki-46-III
- Tipo de aparelho -

Embora no início do conflito o Ki-46 fosse praticamente imune à interceção por caças inimigos, cedo se percebeu que com o aparecimento de novos e melhores caças inimigos, nomeadamente o Supermarine Spitfire e P-38 Lightning, poderiam perder a superioridade e assim, em julho de 1942, a Mitsubishi foi encarregue de melhorar o avião. Nascia assim a versão Ki-46-III, equipada com motores Mitsubishi Ha-112. O nariz foi redesenhado e um novo tanque de combustível foi colocado à frente do piloto.

A nova versão realizou o primeiro voo em dezembro de 1942, demonstrando uma velocidade significativamente superior (630 km/h a 6.000 m) em relação à versão anterior. O desempenho do Ki-46-III, provou ser superior inclusive ao avião que se preparava para o substituir, o Tachikawa Ki-70, que consequentemente acabou por não entrar em fase de produção.

A versão Ki-46IIIb foi usada sobretudo como avião de ataque de baixa altitude.

 
Mitsubishi Ki-46-IV
- Tipo de aparelho -

Na tentativa de melhorar ainda mais o desempenho em altitude do Ki-46, foram construídos dois protótipos, equipados com motores Ha-112-II-Ru, voando pela primeira vez em fevereiro de 1944. No entanto não chegou a ser produzida nenhuma versão de série.

O Mitsubishi Ki-46 foi um excelente avião tendo sido construídos um total de 1.742 aparelhos de todas as versões (34 unidades Ki-46-I, 1093 unidades Ki-46-II, 613 unidades Ki-46-III e 4 unidades Ki-46-IV) durante os anos de 1940-1944.

 

PRINCIPAIS UTILIZADORES


País:  Japão

HISTORIAL


Texto


GALERIA


   

VIDEOS


   

PROFILES


   

INFORMAÇÃO ADICIONAL / FONTES


 Sites e Blogs
Wikipedia-Eng AirWar.ru
   
 Bibliografia
 Aviões-TPM  
Aviões - Tecnologia de ponta e mobilidade  

  


 Última atualização da página: 18/07/2020