SITE DEDICADO AO MUNDO DO MODELISMO ESTÁTICO & MILITARIA E EM CONSTANTE ATUALIZAÇÃO, POR ISSO NÃO DEIXE DE IR APARECENDO
ULTIMA ATUALIZAÇÃO DO SITE: 06/10/2024

 

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 4.1/5 (4506 votos)

ONLINE
4







 


AJUDE A MANTER ESTE PROJETO

VISITANDO

 Logo Temu

OU DOANDO

Donativos

 




Total de visitas: 736835
P&H - Grumman F8F Bearcat

 

Grumman F8F Bearcat

 
- Avião de caça embarcado - E.U.A. (Ano de introdução) -

Resumo Histórico Especificações Versões & Variantes Principais Utilizadores Historial Galeria Vídeos Profiles Fontes
Descrição Gerais
                   

  Grumman F8F-2 Bearcat  

Foto: (1) - Grumman F8F-2 Bearcat

     

RESUMO HISTÓRICO


O Grumman F8F Bearcat foi um caça embarcado monomotor a pistão, desenvolvido e fabricado pela Grumman Aircraft Engineering Corporation durante a 2ª Guerra Mundial, não tendo, contudo, sido utilizado em combate durante esse conflito.

O conceito que levou ao desenvolvimento do Bearcat remonta a uma reunião realizada em Pearl Harbor, em 23 de junho de 1942 entre o vice-presidente da Grumman, Jake Swirbul e alguns experientes pilotos do F4F Wildcat que tinham participado na Batalha de Midway. Nessa reunião tenente-comandante Jimmie Thach enfatizou um dos requisitos mais importantes para um bom avião de combate, a taxa de subida. O desempenho da taxa de subida está fortemente relacionado com a relação peso-potência e é maximizada envolvendo a menor e mais leve fuselagem possível em torno do motor mais potente disponível.

Um outro aspecto muito importante que foi tido em consideração no desenvolvimento do novo aparelho foi que ele deveria ser capaz de operar a partir de porta-aviões de escolta, já que o F4F Wildcat estava a ficar obsoleto e o Grumman F6F Hellcat era muito grande e pesado para operar a nesses porta-aviões. Um avião pequeno tornaria isso viável, assim, antes de iniciar o desenvolvimento do novo aparelho a Grumman, durante um ano e meio, analisou intensivamente vários porta-aviões que operavam no teatro de operações do Pacífico

Os estudos resultaram no desenvolvimento do protótipo G-58 que voou pela primeira vez a 21 de agosto de 1944 e que que viria a dar origem ao F8F Bearcat que foi o último de uma longa série de caças embarcados da Grumman equipados com motores de pistões.

O Bearcat foi a combinação de uma célula pequena e leve, ainda mais pequena que a do F6F Hellcat, com um potente motor radial que resultou numa máquina veloz e muito ágil com uma excelente velocidade de subida.

A produção em série começou 6 meses após o primeiro voo, mas o F8F não chegou a tempo de entrar ao serviço para participar na guerra já que, entretanto, o Japão rendeu-se.

O resultado imediato disto foi a redução, pela Marinha americana, das encomendas de 2 000 aparelhos (da Grumman) e 1 800 (da General Motors - designado F3M-1) para somente 770 unidades no total. Os modelos produzidos incluíram caças noturnos (F8F-1N) com dispositivo de radar sob uma das asas e reconhecimento aero-fotográfico (F8F-2P).

No entanto, posteriormente, foi muito usado em combate como avião de ataque ao solo pelas forças francesas no início dos anos 50, na guerra da Coreia e posteriormente, pelas forças sul-vietenamitas na guerra do Vietname.

Relativamente às forças americanas, mais de 20 unidades da US Navy usaram o Bearcat como interceptador na linha de frente até a sua saída de serviço que começou em 1949  e terminou em 1952.

O Bearcat foi o último avião a hélice usado pelos Blue Angels. Após sua retirada das obrigações militares, o Bearcat alcançou grande popularidade como avião de corrida, vencendo vários eventos, inclusive quebrando o Recorde Alemão de Velocidade com 776,8 Km/h. Para um caça projetado especificamente para dominar o Zero japonês, este foi um fim respeitável, apesar de atípico.

 

  Designação do aparelho  

Esquema B&W: (2) - 


ESPECIFICAÇÕES


DESCRIÇÃO

País de origem Fabricante
   
Tipologia de missão / Função
 
Projeto antecedente Desenvolvido em
   
voo Introduzido
   
Período de produção Aposentado
   
Design Quantidade produzida
   aparelhos
Custo unitário Variantes
  Várias - Consultar aqui
Período histórico
 

CARACTERÍSTICAS GERAIS

Comprimento Envergadura Altura Superfície alar
8,61 m ( ft) 10,92 m ( ft) 4,44 m ( ft) 22,67 m² ( ft²)
Peso vazio Peso carregado Peso máximo à descolagem Teto máximo
3 207 Kg ( lb)  Kg ( lb) 5 873 Kg ( lb) 11 795 m ( ft)
Velocidade Máxima (Vno) Velocidade de cruzeiro Autonomia bélica Autonomia (MTOW)
678 Km/h  Km/h  Km 1 778 Km
Regime de subida Carga alar Potência/Peso Alongamento
 m/s  Kg/m²  kW/Kg  
Tripulação / Capacidade
1 - Piloto
Motorização
1 motor radial Pratt & Whitney R-2800-34W com uma potência de 
Hélices
 
Armamento / Carga bélica
Metralhadoras / Canhões
4 canhões de 20 mm
Foguetes / Misseis / Bombas
2 bombas de 454 Kg; 4 rockets de 127 mm ou 2 depósitos descartáveis de 568 litros

VARIANTES E VERSÕES


Designação do aparelho (Variante/Versão)
- Tipo de Avião - 
Texto
 

PRINCIPAIS UTILIZADORES


Introduzir País

HISTORIAL


Relativamente ao Grumman F8F Bearcat existe um interessante debate entre historiadores e investigadores quanto à possibilidade, ou não, do caça alemão Focke-Wulf Fw 190 ter influenciado o desenvolvimento do G-58.

Sabe-se que os pilotos de teste de Grumman examinaram e voaram um Fw 190 capturado em Inglaterra no início de 1943 e o G-58 tem um número de notas de design em comum com o Fw 190 que o Hellcat não possuía, especialmente na fuselagem do motor e arranjos de engrenagem do trem de aterragem. No entanto, não existe nenhuma evidência definitiva foi apresentada de que esses testes tiveram uma relação direta para o projeto do G-58.

Uma outra curiosidade relacionada com o Bearcat está relacionada com o facto de ter sido expressamente desenvolvido para o combate aéreo. Porém, a sua capacidade para transportar uma bomba de 500 quilogramas ou então tanques sobresselentes permitia que o F8F fosse igualmente utilizado como avião de ataque ao solo. Aliás, em 1950, já em plena era do avião a jato, quando teve inicio a guerra da Coreia, os E.U.A. enviaram uma série de Bearcat’s para a Força Aérea Expedicionária Francesa que os utilizaram como avião de suporte a operações no solo contra os vietcongues.

Com a retirada francesa da Indochina, os F8F remanescentes foram entregues à Força Aérea Sul-Vietnamita e ainda estavam ativos em agosto de 1960, quando os americanos chegaram ao Vietnam.

Aviões de comparável missão, configuração e época

188x141 px      
Focke-Wulf Ta 152H-1 Hawker Sea Fury FB.Mk 11 REpublic P-47N Thunderbolt  

GALERIA


400x300 px (pequena)   Link: 1200 px

VIDEOS


     

PROFILES


     

INFORMAÇÃO ADICIONAL / FONTES


Sites e Blogs
Wikipedia-Pt Wikipedia-Eng
   
Bibliografia - Livros
 
Aviões de Guerra  
Bibliografia - Revistas
 
Model Airplane International - Issue 49 - 08/2009  
Créditos Fotográficos e outros
(1) - Mike Freer - Touchdown-aviation (GFDL 1.2 or GFDL 1.2), via Wikimedia Commons
(3) - 

  


Última atualização da página: 15/02/2023