SITE DEDICADO AO MUNDO DO MODELISMO ESTÁTICO & MILITARIA

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Sondagem
Qual a sua área de modelismo preferida?
Militar aéreo
Militar terrestre
Militar naval
Civil aéreo
Civil terrestre
Civil naval
Ficção
Outro
Ver Resultados

Rating: 4.1/5 (4335 votos)

ONLINE
2




Partilhe esta Página



 


AJUDE A MANTER ESTE PROJETO

VISITANDO

 Logo Temu

OU DOANDO

Donativos

 




Total de visitas: 662705
P&H - SKODA LT VZ. 35
P&H - SKODA LT VZ. 35

SKODA LT vz. 35 / Pz. Kpfw. 35(t)

- Tanque de combate ligeiro - Checoslováquia (1936) -

SKODA LT vz. 35 / Pz. Kpfw. 35(t) 

By No machine-readable author provided. MoRsE assumed (based on copyright claims). [GFDL or CC-BY-SA-3.0], via Wikimedia Commons


País de origem Fabricante
Checoslováquia  Škoda Works
Produção total Produção
434 veículos 1936 - 1940
Período Histórico Principais utilizadores
2ª Guerra Mundial Checoslováquia; Alemanha; Bulgária e Hungria

 


RESUMO HISTÓRICO


O Panzerkampfwagen 35(t), geralmente abreviado para Panzer 35(t) ou Pz.Kpfw. 35(t), foi um tanque leve desenvolvido e construído na Checoslováquia e usado principalmente pela Alemanha Nazi durante a 2ª Guerra Mundial. A letra (t) representava tschechisch (alemão: "Tcheco").

Ao serviço da Checoslováquia teve a designação formal Lehký Tank vzor 35 que, traduzido para português, significa "Tanque Leve Modelo 1935", mas era comumente designado como LT vz. 35 ou LT-35.

Foram construídas apenas cerca de 500 unidades, das quais os alemães utilizaram 244 quando anexaram a Boêmia-Morávia em março 1939. Os eslovacos adquiriram 52 quando declararam a independência da Checoslováquia na mesma altura.

O desenvolvimento deste tanque remonta a outubro de 1934, quando o exército Checo pediu à fábrica Skoda o protótipo de um modelo de tanque-médio. O modelo ficou concluído no ano seguinte e começou a ser testado em junho de 1935. O protótipo foi chamado S-II-A.

Os testes vieram a revelar inúmeras falhas no projeto, resultantes do desenvolvimento apressado do tanque. No entanto, sem esperar que esses problemas fossem corrigidos, foram encomendadas 160 unidades, sendo que cinco delas foram entregues no ano seguinte. Contudo, os problemas foram tantos que os veículos foram devolvidos para a fábrica para modificações e aperfeiçoamento.

Os primeiros 138 tanques foram entregues ao exército Checo, sob a denominação LT vz 35, enquanto que outros 126 foram vendidos ao exército romeno, sob a designação R-2.

Gradualmente os problemas foram sendo eliminados e o tanque ganhou uma boa reputação entre as forças militares. Foram então construídos mais 219 veículos para o exército da Alemanha, onde recebeu o nome de Panzerkampfwagen 35(t).

Este pequeno tanque serviu a Alemanha durante os primeiros anos da 2ª Guerra Mundial tendo sido usado pela Wehrmacht na invasão da Polónia e na Batalha da França onde equipou parte da 6ª Divisão Panzer. Mais tarde foi ainda usado na Invasão da União Soviética. A partir de 1942, começaram a ser vendidos para outros países do eixo ou a serem convertidos em unidades de morteiro (Mörserzugmittel), apoio à infantaria e de manutenção de tropas mecanizadas.

O seu design era convencional para a época, contudo, utilizava um sistema de ar comprimido que ajudava o motorista na transmissão e direção, para minimizar o esforço e fadiga deste. No entanto, esse diferencial causou muitos transtornos na Frente Leste, já que o sistema não se portava bem em baixas temperaturas.

A suspensão em cada lado era formada por oito pequenas rodas (duas por bogie), com tração na roda traseira e uma de rolamento à frente. Havia também quatro rolos de rasto-retorno.

O casco, de construção rebitada, tinha entre 12mm a 35mm de espessura em blindagem e o tanque era tripulado por quatro pessoas – motorista, artilheiro que operava uma metralhadora 7.92mm ZB vz 35 (or ZB vz 37), o comandante e um operador de rádio.

O seu armamento principal estava instalado na torre e consistia em um canhão de 37.2mm Skoda vz 34 acoplado com a metralhadora. Com um motor de 120 cavalos, o PzKpfW 35(t) podia atingir a velocidade máxima de 40 km/h com uma autonomia operacional de 193 km.

 


VARIANTES E VERSÕES


Designação do veículo (Variante/Versão)
- Tanque de combate ligeiro - 

 

Alçado Lateral
Alçado Superior Alçado Frontal Alçado Inferior 

 

Guarnição Comprimento Largura Altura
4 4.90 m 2.06 m 2.37 m
Peso Velocidade máxima (Estrada) Velocidade máxima (Campo) Capacidade de combustível / Autonomia
10 500 Kg 34 km/h  km/h 153 Litros /  193 Km
Blindagem Passagem a vau Obstáculos verticais Trincheiras
12-35 mm  m  m  m
Motorização
1 motor Škoda T11/0 a gasolina de quatro cilindros refrigerado a água com 120 cv (89,5 kW)
Armamento
Principal: 1 canhão de 370 mm
Secundário/Proteção: 2 metralhadoras de 7.92 mm

 

RESUMO DA VARIANTE/VERSÃO


Texto justificado

 


PROFILES


   
   

 


INFORMAÇÃO ADICIONAL


 Sites e Blogs
Wikipedia-Pt  Wikipedia-Eng Veículos e Armamento Militar Veículos e Armamento Militar
       
 Bibliografia
MMI_Issue_163      
Model military international - Issue 163 - 11/2019      

  


 Última atualização da página: 28/08/2018