Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Sondagem
Qual a sua área de modelismo preferida?
Militar aéreo
Militar terrestre
Militar naval
Civil aéreo
Civil terrestre
Civil naval
Ficção
Outro
Ver Resultados

Rating: 4.2/5 (1721 votos)

ONLINE
1




Partilhe esta Página



 

PARCERIA


Os administradores deste site aceitam propostas de parceria para análise.

 


  

EXPOSIÇÕES NACIONAIS


OS MEUS KITS

ÚLTIMO TRABALHO REALIZADO


MILITARIA

ÚLTIMO AVIÃO A HÉLICE INTRODUZIDO/ATUALIZADO

Fairchild C-119 Flying Boxcar

Fairchild C-119 Flying Boxcar


ÚLTIMO AVIÃO A REATOR INTRODUZIDO/ATUALIZADO 

Mikoyan-Gurevich MiG-17

Mikoyan-Gurevich MiG-17


ÚLTIMO HELICÓPTERO
INTRODUZIDO/ATUALIZADO

AgustaWestland EH-101 Merlin

AgustaWestland EH-101 Merlin


ÚLTIMO VEÍCULO SOBRE LAGARTAS INTRODUZIDO/ATUALIZADO

Type 97 ShinHoTo Chi-Ha medium tank

Type 97 ShinHoTo Chi-Ha


ÚLTIMO VEÍCULO SOBRE RODAS INTRODUZIDO/ATUALIZADO

Ford Model C11 ADF

Ford Model C11 ADF


 

AJUDE A  MANTER ESTE PROJETODonativos



Total de visitas: 179834
P&H - Willys MB / Ford GPW / Jeep
P&H - Willys MB / Ford GPW / Jeep

Willys MB / Ford GPW / Jeep

- Veículo utilitário - E.U.A (1941) -

Jeep Willys

Link original: By Joost J. Bakker from IJmuiden (Willys Jeep 1943Uploaded by Oxyman) [CC BY 2.0], via Wikimedia Commons


País de origem Fabricante
 E.U.A. Willys-Overland (MB) / Ford (GPW)
Produção total Serviço
359 489 (MB) / 277 896 (GPW) veículos  
Período Histórico Principais utilizadores
 2ª Guerra Mundial; Guerra da Coreia; Guerra do Vietnam  E.U.A

 


RESUMO HISTÓRICO


Em 1940 foi criada, nos Estados Unidos, uma comissão formada por especialistas militares e civis, com o objetivo de elaborar as especificações para um veículo de ligação que fosse capaz de ir a qualquer lado, independentemente da tipologia de terreno. Esta comissão e as especificações emanadas por ela estiveram na génese de uma das viaturas mais icónicas de todos os tempos: o Jeep.

Partindo das especificações apresentadas pela comissão de peritos, o Quartermaster Corps do exército dos Estados Unidos solicitou a apresentação de propostas a 135 empresas. Este impressionante número é bem indicativo da importância atribuída a este projeto.

Impressionante também foram os prazos dados. 26 dias para a apresentação de um dossier completo relativo ao novo veículo e mais 49 dias para a apresentação de um protótipo. Isto é, no dia 23 de setembro de 1940, o protótipo teria que chegar pelos seus próprios meios ao campo de treinos de Holabird a fim de serem realizados testes comparativos às diferentes propostas apresentadas.

Incrivelmente, a Bantam foi o único fabricante que conseguiu apresentar um projeto no prazo exigido. Os resultados obtidos com o protótipo foram bastante bons mas foram solicitadas algumas alterações. Seguiu-se um pedido de 70 veículos, designados B60, para serem experimentados diretamente pelas tropas.

No entanto, o Quartermaster Corps, considerando a importância deste projeto, pediu a inclusão das empresas Willys e Ford no concurso. O pedido foi aceite e a Willys apresentou o seu protótipo, designado Quad, a 11 de novembro de 1940. Já a Ford apresentou o seu Pigmy, 12 dias mais tarde.

Posteriormente foi realizada a encomenda de 1500 unidades a cada uma das empresas, que foram entregues entre janeiro e junho de 1941. O modelo da Bantam designou-se 40 BRC, o modelo da Willys designou-se MA e o modelo da Ford GP.

Todos estes modelos tiveram continuação na produção. Os Ford e os Bantam, sobretudo na exportação ao abrigo da lei e dos empréstimos e o Willys para o mercado interno. A esta empresa foram pedidas 18600 unidades designadas de MB que começaram a ser fabricadas em 1941. A Ford aceitou muito mal esse facto e para minimizar as coisas foi subcontratada para produzir 1500 veículos muito parecidos com o Willys MB, sob a sigla GPW (Ford GPW). A Bantam, incapaz de produzir o veículo em série, teve como consolação o fabrico dos reboques de ¼ de tonelada e de 1 tonelada.

O Jeep foi produzido entre 1941 e 1945 e teve versões de uso civil, que foram fabricadas até aos anos 80. Para muitas pessoas foi o verdadeiro percursor dos modernos todo-o-terreno.

Foi utilizado por todos os aliados na guerra, atuando tanto na Europa, como na África ou no Pacífico.

Pensado inicialmente para tarefas de reconhecimento e ligação, o Jeep foi tão bem sucedido e polivalente que cedo foi adaptado para o desempenho de outras tarefas, incluindo desembarques aerotransportados, lança-rockets, ambulâncias, anfíbios, veículos ferroviários, semilagartas, blindados e inclusivamente colocação de linhas telefónicas.

Um dos principais responsáveis pela sua fama foi o Special Air Service (SAS) inglês, que o utilizou em raids de longo alcance no deserto: estes jeeps eram especialmente adaptados para realizarem missões de penetração em profundidade no território inimigo. Algumas dessas alterações passavam por remover tudo o que fosse supérfluo a fim de poderem ser carregados com provisões para 15 dias.

Uma das utilizações mais caricatas que se deu ao jeep foi o de veículo ferroviário. Esta versão foi usada sobretudo na Birmânia, onde durante a estação das monções, a única via que se mostrava disponível para homens e material era a linha férrea. Várias unidades usavam o jeep, equipados com pneus com rebordo, para puxarem pequenos vagões.

Finda a 2ª Guerra Mundial, o Jeep foi utilizado na Guerra da Coreia e na Guerra do Vietnam.


VARIANTES E VERSÕES


Willys-Overland (MB) / Ford (GPW)
- Veículo utilitário - 

 

Alçado Lateral
Alçado Superior Alçado Frontal Alçado Inferior 

 

Guarnição Comprimento Largura Altura
1+3  3.39 m 1.57 m 1.77 m
Peso Velocidade máxima (Estrada) Velocidade máxima (Campo) Capacidade de combustível / Autonomia
896 Kg (Vazio) 105 km/h  km/h 57 Litros / 483 Km
Blindagem Passagem a vau Obstáculos verticais Trincheiras
Nenhuma  m  m  m
Motorização
    
Armamento
Nenhum

  


PROFILES


   
   

 


INFORMAÇÃO ADICIONAL


 Sites e Blogs
Wikipedia - Eng    
     
 Bibliografia
Carros de Combate Blindados
Carros de Combate Blindados - Editorial Estampa Model military International - Isue 17 - 09/2007 Model Military International - Issue 45 - 01/2010

  


 Última atualização da página: 11/05/2019