Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Sondagem
Qual a sua área de modelismo preferida?
Militar aéreo
Militar terrestre
Militar naval
Civil aéreo
Civil terrestre
Civil naval
Ficção
Outro
Ver Resultados

Rating: 4.1/5 (2264 votos)

ONLINE
2




Partilhe esta Página



 

PARCERIA


Os administradores deste site aceitam propostas de parceria para análise.

 


  

EXPOSIÇÕES NACIONAIS


OS MEUS KITS

ÚLTIMO TRABALHO REALIZADO


MILITARIA

ÚLTIMO AVIÃO A HÉLICE INTRODUZIDO/ATUALIZADO

Arado AR 64

Arado AR 64

 Arado AR 65

Arado AR 65

Heinkel He 70 (Blitz)

Heinkel He 70 (Blitz)

Dornier Do 17

Dornier Do 17

Heinkel He 50

Heinkel He 50

Heinkel He 111

Heinkel He 111

Henschel Hs 123

Henschel Hs 123


ÚLTIMO AVIÃO A REATOR INTRODUZIDO/ATUALIZADO 

British Aerospace Nimrod

British Aerospace Nimrod

De Havilland DH 106 Comet

De Havilland DH 106 Comet


ÚLTIMO HELICÓPTERO
INTRODUZIDO/ATUALIZADO

AgustaWestland EH-101 Merlin

AgustaWestland EH-101 Merlin


ÚLTIMO VEÍCULO SOBRE LAGARTAS INTRODUZIDO/ATUALIZADO

Churchill tank

Churchill tank


ÚLTIMO VEÍCULO SOBRE RODAS INTRODUZIDO/ATUALIZADO

Semilagarta M5

Semilagarta M5


 

AJUDE A  MANTER ESTE PROJETODonativos



Total de visitas: 252693
P&H - Willys MB / Ford GPW / Jeep
P&H - Willys MB / Ford GPW / Jeep

Willys MB / Ford GPW / Jeep

- Veículo utilitário - E.U.A (1941) -

Jeep Willys

Link original: By Joost J. Bakker from IJmuiden (Willys Jeep 1943Uploaded by Oxyman) [CC BY 2.0], via Wikimedia Commons


País de origem Fabricante
 E.U.A. Willys-Overland (MB) / Ford (GPW)
Produção total Serviço
359 489 (MB) / 277 896 (GPW) veículos  
Período Histórico Principais utilizadores
 2ª Guerra Mundial; Guerra da Coreia; Guerra do Vietnam  E.U.A

 


RESUMO HISTÓRICO


Em 1940 foi criada, nos Estados Unidos, uma comissão formada por especialistas militares e civis, com o objetivo de elaborar as especificações para um veículo de ligação que fosse capaz de ir a qualquer lado, independentemente da tipologia de terreno. Esta comissão e as especificações emanadas por ela estiveram na génese de uma das viaturas mais icónicas de todos os tempos: o Jeep.

Partindo das especificações apresentadas pela comissão de peritos, o Quartermaster Corps do exército dos Estados Unidos solicitou a apresentação de propostas a 135 empresas. Este impressionante número é bem indicativo da importância atribuída a este projeto.

Impressionante também foram os prazos dados. 26 dias para a apresentação de um dossier completo relativo ao novo veículo e mais 49 dias para a apresentação de um protótipo. Isto é, no dia 23 de setembro de 1940, o protótipo teria que chegar pelos seus próprios meios ao campo de treinos de Holabird a fim de serem realizados testes comparativos às diferentes propostas apresentadas.

Incrivelmente, a Bantam foi o único fabricante que conseguiu apresentar um projeto no prazo exigido. Os resultados obtidos com o protótipo foram bastante bons mas foram solicitadas algumas alterações. Seguiu-se um pedido de 70 veículos, designados B60, para serem experimentados diretamente pelas tropas.

No entanto, o Quartermaster Corps, considerando a importância deste projeto, pediu a inclusão das empresas Willys e Ford no concurso. O pedido foi aceite e a Willys apresentou o seu protótipo, designado Quad, a 11 de novembro de 1940. Já a Ford apresentou o seu Pigmy, 12 dias mais tarde.

Posteriormente foi realizada a encomenda de 1500 unidades a cada uma das empresas, que foram entregues entre janeiro e junho de 1941. O modelo da Bantam designou-se 40 BRC, o modelo da Willys designou-se MA e o modelo da Ford GP.

Todos estes modelos tiveram continuação na produção. Os Ford e os Bantam, sobretudo na exportação ao abrigo da lei e dos empréstimos e o Willys para o mercado interno. A esta empresa foram pedidas 18600 unidades designadas de MB que começaram a ser fabricadas em 1941. A Ford aceitou muito mal esse facto e para minimizar as coisas foi subcontratada para produzir 1500 veículos muito parecidos com o Willys MB, sob a sigla GPW (Ford GPW). A Bantam, incapaz de produzir o veículo em série, teve como consolação o fabrico dos reboques de ¼ de tonelada e de 1 tonelada.

O Jeep foi produzido entre 1941 e 1945 e teve versões de uso civil, que foram fabricadas até aos anos 80. Para muitas pessoas foi o verdadeiro percursor dos modernos todo-o-terreno.

Foi utilizado por todos os aliados na guerra, atuando tanto na Europa, como na África ou no Pacífico.

Pensado inicialmente para tarefas de reconhecimento e ligação, o Jeep foi tão bem sucedido e polivalente que cedo foi adaptado para o desempenho de outras tarefas, incluindo desembarques aerotransportados, lança-rockets, ambulâncias, anfíbios, veículos ferroviários, semilagartas, blindados e inclusivamente colocação de linhas telefónicas.

Um dos principais responsáveis pela sua fama foi o Special Air Service (SAS) inglês, que o utilizou em raids de longo alcance no deserto: estes jeeps eram especialmente adaptados para realizarem missões de penetração em profundidade no território inimigo. Algumas dessas alterações passavam por remover tudo o que fosse supérfluo a fim de poderem ser carregados com provisões para 15 dias.

Uma das utilizações mais caricatas que se deu ao jeep foi o de veículo ferroviário. Esta versão foi usada sobretudo na Birmânia, onde durante a estação das monções, a única via que se mostrava disponível para homens e material era a linha férrea. Várias unidades usavam o jeep, equipados com pneus com rebordo, para puxarem pequenos vagões.

Finda a 2ª Guerra Mundial, o Jeep foi utilizado na Guerra da Coreia e na Guerra do Vietnam.


VARIANTES E VERSÕES


Willys-Overland (MB) / Ford (GPW)
- Veículo utilitário - 

 

Alçado Lateral
Alçado Superior Alçado Frontal Alçado Inferior 

 

Guarnição Comprimento Largura Altura
1+3  3.39 m 1.57 m 1.77 m
Peso Velocidade máxima (Estrada) Velocidade máxima (Campo) Capacidade de combustível / Autonomia
896 Kg (Vazio) 105 km/h  km/h 57 Litros / 483 Km
Blindagem Passagem a vau Obstáculos verticais Trincheiras
Nenhuma  m  m  m
Motorização
    
Armamento
Nenhum

  


PROFILES


Jeep  
Jeep do 3º Pelotão de 4º Esquadrão do RICM, França, 1945  

 


INFORMAÇÃO ADICIONAL


 Sites e Blogs
Wikipedia - Eng    
     
 Bibliografia
Carros de Combate Blindados
Carros de Combate Blindados - Editorial Estampa Model military International - Isue 17 - 09/2007 Model Military International - Issue 45 - 01/2010

  


 Última atualização da página: 11/05/2019