Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Sondagem
Qual a sua área de modelismo preferida?
Militar aéreo
Militar terrestre
Militar naval
Civil aéreo
Civil terrestre
Civil naval
Ficção
Outro
Ver Resultados

Rating: 4.1/5 (3305 votos)

ONLINE
2




Partilhe esta Página



 

PARCERIA


Os administradores deste site aceitam propostas de parceria para análise.

 


AJUDE A MANTER ESTE PROJETO

Donativos


click here


Total de visitas: 420807
P&H - Polikarpov I-16
P&H - Polikarpov I-16

Polikarpov I-16

- Avião de caça - União Soviética (1934) -

Resumo Histórico Especificações Versões & Variantes Principais Utilizadores Historial Galeria Videos Profiles Fontes
Descrição Gerais
                   

   

 

Link original: By Spotter LEVT [CC BY-SA 4.0], from Wikimedia Commons - Um I-16 restaurado nas cores da Segunda República Espanhola. 

   

RESUMO HISTÓRICO


O Polikarpov I-16 foi um avião de caça soviético, monomotor de asa cantilever baixa e construído em madeira. Possuía um design revolucionário do qual se destacava o trem de aterragem retrátil e ficou para a história como o primeiro caça de asa baixa monoplano do mundo e pelo avião em que pela primeira vez foram disparados rockets o que ocorreu em 1939.

Destacou-se pelo compromisso entre velocidade, maneabilidade e armamento que oferecia e entrou ao serviço operacional em meados de 1930.

Foi utilizado pelos republicanos na Guerra Civil Espanhola onde era apelidado de Rata pelos nacionalistas e de Mosca por parte dos republicanos.

Formou a espinha dorsal da Força Aérea Soviética, no início da II Guerra Mundial e os pilotos soviéticos apelidavam-no de “Ishak” (“Macaco”). Mas as alcunhas e designações não oficiais não terminavam por aqui. Os finlandeses chamavam-no de Siipiorava” (“Esquilo Voador”).

 

Polikarpov I-16

Esquema B&W: Kaboldy, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons


ESPECIFICAÇÕES


DESCRIÇÃO

País de origem Fabricante
União Soviética Plant No.21 (Gorky), Plant No.39 (Moscow), Plant No.153 (Novosibirsk), Plant No.458 (Rostov-on-Don/Baku)
Tipologia de missão / Função
Avião de caça
Projeto antecedente Desenvolvido em
   
voo Introduzido
30 de dezembro de 1933 Maio de 1934
Período de produção Aposentado
Novembro de 1934 - 1942 1950's (Força Aérea Espanhola)
Design Quantidade produzida
N.N. Polikarpov Design Bureau 10 292 Aparelhos (6 848 caças e 3 444 treino)
Custo unitário  
   
Período histórico
Guerra Civil Espanhola e 2ª Guerra Mundial

CARACTERÍSTICAS GERAIS - I-16 Type 24 (Modelo 24)

Tripulação Comprimento Envergadura Altura
1   6,13 m (20,1 ft) 9 m (29,5 ft) 3,25 m (10,7 ft)
Superfície alar Peso vazio Peso máximo à descolagem Teto máximo
  14,5 m² (156 ft²)   1 490 kg (3,28 lb) 2 095 kg (4,62 lb) 9 700 m (31,8 ft)
Velocidade Máxima (Vno) Velocidade de cruzeiro Autonomia bélica Autonomia (MTOW)
525 km/h (283 kn)  Km/h  Km   700 km (435 mi)
Regime de subida Carga alar Potência/Peso Alongamento
14.7 m/s Kg/m2 W/Kg 5.6
Motorização
1 motor radial Shvetsov M-63 refrigerado a ar com 1100 cv (820 kW)
Hélices
 
Armamento / Carga bélica
Metralhadoras / Canhões
2 metralhadoras ShKAS de 7,62mm
2 × canhões ShVAK de 20mm
Foguetes / Misseis / Bombas
6 foguetes RS-82 não-guiados
Até 500 Kg de bombas

VARIANTES E VERSÕES


I-16 Type 24 (Modelo 24)
- Avião de caça - 
Esta versão estava equipada com flaps de aterragem e uma roda traseira foi adicionada. Foi ainda adicionada uma segunda porta de acesso ao cockpit do lado de estibordo.
 

PRINCIPAIS UTILIZADORES


País:  Resumo

HISTORIAL


Este pequeno mas robusto avião apareceu no inicio dos anos 30 do século passado e marcou o início de uma nova era na história da aviação militar pois foi o primeiro caça monoplano de asa baixa do mundo. Para além disso, foi igualmente o primeiro caça a possuir um trem de aterragem retrátil e uma cabine fechada. Também foi de um Polikarpov I-16 que, em 1939, foram pela primeira vez disparados rockets.

O projeto que viria a dar origem ao Polikarpov I-16 surgiu em 1933 pelo brilhante engenheiro russo de nome Nikolai Nikolaevich Polikarpov (que ficaria para a história como um dos pioneiros da aviação soviética) enquanto trabalhava no biplano Polikarpov I-15.

O Polikarpov I-16 era muito avançado para a época e apresentava inovações de ponta. Era monoplano com uma asa cantiléver baixa, tinha um trem de aterragem retrátil acionado manualmente por uma manivela, um cockpit totalmente fechado e uns ailerons que ocupavam quase toda a borda de fuga da asa e também funcionavam como abas por inclinação de 15°.

O avião foi otimizado para a velocidade, mas era muito resistente, com estrutura e revestimento mistos de madeira e de metal. O avião era pequeno, leve e simples de construir e destacou-se pelo compromisso entre a velocidade, a manobrabilidade e o armamento que oferecia.

O primeiro protótipo, designado TsKB-12, tinha um motor radial Gnome-Rhône Júpiter de 480 cv e o seu armamento era constituído por duas metralhadoras ShKAS de 7,62 mm que se encontravam instaladas na asa de modo a dispararem por fora do disco da hélice.

O primeiro voo realizou-se a 30 de dezembro de 1933 e nele revelou não só boas características como também alguns problemas que foram sendo corrigidos antes da sua produção em série que teve início no ano de 1934.

Ao todo foram produzidas mais de 8000 unidades de diversas versões e esteve ao serviço até 1943, sendo progressivamente substituído por máquinas mais modernas.

Apelidado de "Ishak" (Macaco) pelos pilotos soviéticos, combateu inicialmente na 2ª Guerra Sino-Japonesa, na Batalha de Khalkhin Gol e na Guerra Civil Espanhola, no lado dos republicanos, onde foi chamado a “Rata” pelos nacionalistas e “Mosca” por parte dos republicanos. Ainda no campo das alcunhas era apelidado de "Siipiorava" (Esquilo-voador) pelos finlandeses.

Na Guerra Civil Espanhola foi um dos principais aviões de combate e teve o seu batismo de fogo a 15 de novembro de 1936 sobre a cidade de Madrid. Nos céus de Espanha defrontou os Messerschmitt BF-109 longe de se imaginar que alguns anos mais tarde, mas nessa altura sobre os céus da União Soviética, os teria novamente de defrontar.


GALERIA


 
Cockpit, in Aviões de combate - wordpress.com   I-16 nas cores da República Espanhola com o "mascote Popeye" -  Andrea from Turin, Italy, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

VIDEOS


 
 

PROFILES


   

INFORMAÇÃO ADICIONAL / FONTES


 Sites e Blogs
Wikipedia-Pt Wikipedia-Eng
   
 Bibliografia
 Aviões de guerra Aviões-TPM
 Aviões de Guerra Aviões - Tecnologia de ponta e mobilidade

 


 Última atualização da página: 05/09/2020