Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Sondagem
Qual a sua área de modelismo preferida?
Militar aéreo
Militar terrestre
Militar naval
Civil aéreo
Civil terrestre
Civil naval
Ficção
Outro
Ver Resultados

Rating: 4.2/5 (1768 votos)

ONLINE
2




Partilhe esta Página



 

PARCERIA


Os administradores deste site aceitam propostas de parceria para análise.

 


  

EXPOSIÇÕES NACIONAIS


OS MEUS KITS

ÚLTIMO TRABALHO REALIZADO


MILITARIA

ÚLTIMO AVIÃO A HÉLICE INTRODUZIDO/ATUALIZADO

Fairchild C-119 Flying Boxcar

Fairchild C-119 Flying Boxcar


ÚLTIMO AVIÃO A REATOR INTRODUZIDO/ATUALIZADO 

Mikoyan-Gurevich MiG-17

Mikoyan-Gurevich MiG-17


ÚLTIMO HELICÓPTERO
INTRODUZIDO/ATUALIZADO

AgustaWestland EH-101 Merlin

AgustaWestland EH-101 Merlin


ÚLTIMO VEÍCULO SOBRE LAGARTAS INTRODUZIDO/ATUALIZADO

Type 97 ShinHoTo Chi-Ha medium tank

Type 97 ShinHoTo Chi-Ha


ÚLTIMO VEÍCULO SOBRE RODAS INTRODUZIDO/ATUALIZADO

Ford Model C11 ADF

Ford Model C11 ADF


 

AJUDE A  MANTER ESTE PROJETODonativos



Total de visitas: 188714
P&H - M8 Greyhound
P&H - M8 Greyhound

M8 Light Armored Car / M8 Greyhound

- Veículo blindado de reconhecimento - E.U.A. (1943) -

M8 Greyhound - Foto

Link original: By Alf van Beem [CC0], from Wikimedia Commons


País de origem Fabricante
E.U.A.    Ford Motor Company
Produção total Produção
8 523 veículos  Março de 1943 - Junho de 1945
Período Histórico Principais utilizadores
2ª Guerra Mundial; Guerra da Coreia; Guerra do Vietname; 1ª Guerra da Indochina; Guerra de Independência Argelina e Crise do Congo  E.U.A.; Argélia; Arábia Saudita; Colômbia; França; Alemanha; Japão; Marrocos; México,...

  


RESUMO HISTÓRICO


O M8 Light Armored Car (apelidado de "Greyhound" pelos britânicos) foi um dos melhores carros blindados norte-americanos da Segunda Guerra Mundial.

Em julho de 1941 é emitida uma ordem tendo em vista o desenvolvimento de um novo veículo antitanque para substituir o M6 Fargo. O requerimento pedia um veículo 6x4, armado com o canhão anti-tanque M3 de 37 mm e uma metralhadora, ambos montados numa torre, para além de uma outra metralhadora montada na parte frontal do chassi do veículo. Além disso, deveria possuir uma blindagem angulada, capaz de suportar disparos de metralhadoras pesadas de 12,7 mm na dianteira, e 7,62 mm nas laterais.

Concorreram 3 empresas e, estranhamente, todas as diferentes propostas eram semelhantes no projeto e na aparência. A Studebaker concorreu com um veículo que foi designado de T21, a Chrysler com outro que foi designado de T23 e a Ford com a proposta designada T22. Após a realização de testes e avaliações, em abril de 1942, a proposta da Ford Motor Company saiu vencedora do concurso, embora existissem reservas e condicionantes relativamente às especificações iniciais já que, por essa altura, se tinha tornado claro que o canhão de 37 mm não seria eficaz contra as blindagens frontais dos carros de combate alemães. Assim, o novo blindado foi designado como M8 e seria utilizado em missões de reconhecimento.

Emissões de contratos e aprimoramentos do projeto atrasaram a produção em série até março de 1943. A produção foi encerrada em junho de 1945, com um total de 8 523 unidades produzidas.

O M8 era um veículo 6x6 blindado e foi utilizado pelos americanos e pelos britânicos na Europa e no Extremo Oriente até ao fim da guerra. Para além destes dois países, também a França e o Brasil (Força Expedicionária Brasileira) o utilizaram em grande número.

A tripulação era composta por quatro homens, sendo eles um comandante que também atuava como municiador do canhão, um atirador, um motorista e um operador de rádio. O motorista e o operador de rádio ficavam na frente do veículo, enquanto que o comandante e o atirador ficavam na torre.

O M8 transportava normalmente 16 ou 80 cartuchos de 37mm. A diferença residia em estar equipado com 1 ou 2 rádios. Os veículos equipados com dois rádios transportavam menos cartuchos, no entanto, com algumas modificações podiam aumentar esse número para 40. A munição da metralhadora ficava em torno de 1 500 cartuchos de .30 e 400 cartuchos de .50. Eram também carregados com rifles M1 para a tripulação, granadas de mão e minas antitanque.

O M8 foi primeiramente utilizado operacionalmente em Itália, em 1943, e posteriormente no teatro do pacífico contra tanques japoneses, já que estes eram vulneráveis ao seu canhão de 37mm.

O M8 foi considerado rápido, bem armado e blindado para missões de reconhecimento. Mas as unidades de cavalaria reclamavam das suas prestações fora de estrada (todo-o-terreno) já que eram piores do que as do M3 Scout Car, carro que o M8 substituiu. Por exemplo: nos terrenos montanhosos de Itália e nos locais com neve do norte da Europa, o M8 ficava limitado às estradas, o que prejudicava sua função de reconhecimento.

O veículo era igualmente muito vulnerável a minas, tendo sido produzido especialmente para ele um kit de blindagem extra. Outro problema é que, às vezes, ele era utilizado para missões de suporte de fogo e ficavam muito vulneráveis aos armamentos alemães. Assim, ainda em 1943, os Estados Unidos começaram a procurar um substituto para o M8.

 


VARIANTES E VERSÕES


Designação do veículo (Variante/Versão)
- Carro blindado - 

 

Alçado Lateral
Alçado Superior Alçado Frontal Alçado Inferior 

 

Guarnição Comprimento Largura Altura
 4 5.0 m 2.54 m 2.25 m
Peso Velocidade máxima (Estrada) Velocidade máxima (Campo) Capacidade de combustível / Autonomia
7.8 Ton 89 km/h  km/h  Litros / 560 Km
Blindagem Passagem a vau Obstáculos verticais Trincheiras
19.1 mm  m  m  m
Motorização
1 motor a pistão Hercules JXD, de 6 cilindros em linha, 4 tempos, a gasolina com 110 cv (82 kW) a 3,200 rpm
Armamento
Principal: 1 canhão M6 37 mm
Secundário/Proteção:

 

 

RESUMO DA VARIANTE/VERSÃO


Texto justificado

 


PROFILES


   
   

 


INFORMAÇÃO ADICIONAL


 Sites e Blogs
Wikipedia-Pt Wikipedia-Eng
   
 Bibliografia
   
   

  


 Última atualização da página: 12/05/2019