SITE DEDICADO AO MUNDO DO MODELISMO ESTÁTICO & MILITARIA E EM CONSTANTE ATUALIZAÇÃO, POR ISSO NÃO DEIXE DE IR APARECENDO
ULTIMA ATUALIZAÇÃO DO SITE: 06/10/2024

 

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 4.1/5 (4492 votos)

ONLINE
3







 


AJUDE A MANTER ESTE PROJETO

VISITANDO

 Logo Temu

OU DOANDO

Donativos

 




Total de visitas: 730584
P&H - Land Rover Ambulance

Land Rover Ambulance

- Ambulância - Reino Unido (1954) -

Land Rover Ambulance 

By AlfvanBeem [CC0], from Wikimedia Commons


País de origem Fabricante
 Reino Unido  Land Rover
Produção total Serviço
 veículos  
Período Histórico Principais utilizadores
   Reino Unido; Holanda; EUA

 


RESUMO HISTÓRICO


A Land Rover, praticamente desde o início da sua existência, tem servido o Exército Britânico assim como outros departamentos/autoridades Britânicos. A fiabilidade dos seus veículos, associada a bons desempenhos todo-o-terreno, a uma grande distância ao solo e a uma manutenção relativamente simples, levou a que, inclusivamente, muitos outros países, que tradicionalmente adquirem os seus veículos militares nesse país, o passassem a adotar para os seus exércitos.

O Rover, como é oficialmente conhecido, foi e ainda é utilizado por um elevado número de países em missões de uso geral, de comando, de reconhecimento, de patrulha, de correio, para ligação, para transporte de pessoal, como rebocador/trator de artilharia, para Serviço Aéreo Especial (SAS), entre outros tipos de missões.

Facilmente se percebe o grande número de diferentes configurações que este veículo tem assumido ao longo dos tempos. No entanto, os primórdios de utilização como ambulância não são muito claros e as fontes muitas vezes parecem ser contraditórias. Contudo, podemos afirmar com alguma certeza, que os Land Rovers começaram a ser utilizados como ambulância em 1954, quando o Ministério da Defesa Britânico encomendou um pequeno número de veículos para operarem na RAF, em missões de resgate, em caso de eventuais colisões nos seus aeroportos. Estes primeiros veículos foram produzidos tendo por base o chassi de 107 polegadas da Land Rover.

Series I – Ambulância Militar Bonallack

Para muitos entendidos na matéria, estes são os primeiros veículos que podem ser considerados propositadamente como ambulâncias. Aparentemente os primeiros veículos mostraram um desempenho tão bom que o exército também os quis adquirir para a sua frota. Assim, em dezembro de 1965, é realizado um contrato de fornecimento e, em 1956, começam as entregas do novo veículo. Este também teve por base o mesmo chassi de 107 polegadas de um dos veículos padrão da Land Rover, sobre o qual foi montado um kit de ambulância adequadamente compacto.

Este novo veículo tinha um motor a gasolina comercial de 2 cilindros e 2 litros com 52 cv. A carroçaria era em alumínio e estava revestida de um isolamento térmico ligeiro. O motorista e um oficial médico iam sentados na cabine, enquanto que, no habitáculo traseiro, existiam duas macas e um acento, ao centro, para um médico. As macas podiam ser rebatidas para a lateral do habitáculo por forma a acomodar até 8 vítimas sentadas.

Para além do exercito, também a RAF adquiriu alguns exemplares a fim de serem utilizados pelas suas equipas de resgate em montanha no transporte de macas e evacuação de vítimas.

Estas primeiras ambulâncias foram designadas por FV18005, Truck, ¼ ton, 4x4, ambulance, special, Rover 4. Foi ainda desenvolvida uma versão que podia levar 4 macas tipo beliche que foram designadas por FV18008. Truck, ¼ ton, 4x4, ambulance, 4 stretcher, Rover 4. Ambas pertenciam assim à “Series 1” da Land Rover, produzidas entre 1948-1958. Foram preparadas pela empresa Bonallack & Sons Ltd e tinham um comprimento total de 4.67 metros. Ao todo foram construídos mais de 4800 veículos.

Series II – Ambulância Militar série II / IIa / III / 109 Mickleover / Marshalls

Aos modelos de Ambulância Militar Bonallack, seguiram-se muitas outras versões, algumas delas experimentais. No entanto, a versão que cronologicamente merece mais destaque foi a relativa à Series II / 109 Mickleover / Marshalls, já que correspondem aos ditos modelos clássicos mais antigos, sendo no entanto bastante comuns.

O projeto original desta nova ambulância foi inicialmente desenvolvido pela Mickleover Transport Company que fabricou inclusivamente alguns dos lotes iniciais. Contudo, o projeto acabou por passar para a Marshall Engineering of Cambridge, não sendo muito claras as razões pelas quais se realizou esta troca.

Este modelo ficou conhecido como Ambulance 2-stretcher, 4 x 4, Rover 7 (FV 18044) e foi desenvolvido entre 1961 e 1962. Tinha uma distância entre eixos de 2.77 metros e estava equipado com o motor padrão Land Rover 2. No entanto, como seria para uso militar, algumas alterações tiveram que ser introduzidas, nomeadamente, foi equipado com pneus especiais, uma suspensão mais forte e uma maior ventoinha para melhor refrescar o motor. Estava ainda equipado com um sistema autónomo de ventilação. A carroçaria era mais longa, já que tinha 4.83 metros, mas também era mais baixa a fim de poder ser transportada por aviões militares de carga.

Este primeiro veículo teve muito boa aceitação e seguiram-se outros modelos, no qual foram realizadas pequenas alterações, muitas vezes mais para acompanhar as novas plataformas disponibilizadas pela Land Rover, do que por outra razão qualquer. O Land Rover Ambulance, tornou-se o veículo padrão do exército inglês para este tipo especifico de missão e começou a ser vendido para outros exércitos, nomeadamente, o Holandês que adquiriu mais de 500 viaturas.

Em alguns veículos foi realizada uma alteração no interior do compartimento traseiro para que este, opcionalmente, pudesse levar até 4 macas. Duas de cada um dos lados do compartimento. As macas extras tomavam a configuração tipo beliche e eram agarradas ao teto por uma espécie de clip. Estes novos modelos foram fabricados pelas empresas Marshall Engineering of Cambridge e Mickleover Transport Company e tomaram a designação de Ambulance 2/4 stretcher, 3/4 ton, 4 x 4 Rover 9 (FV 18067).

Tanto a RAF como outros departamentos/autoridades Britânicos (civis inclusive), passaram a usar este modelo ou um muito similar a ele. No entanto, o Land Rover Ambulance continuou a ser alvo de constantes melhoramentos e atualizações que fazem com que este veículo, criado em meados do século passado, ainda hoje continue a ser fabricado e usado como primeira opção nas missões de ambulância.

  


VARIANTES E VERSÕES


Land Rover Ambulance (Rover 7)
- Ambulância - 

 

Alçado Lateral
Alçado Superior Alçado Frontal Alçado Inferior 

 

Guarnição Comprimento Largura Altura
   m  m  m
Peso Velocidade máxima (Estrada) Velocidade máxima (Campo) Capacidade de combustível / Autonomia
 Kg  km/h  km/h  Litros / Km
Blindagem Passagem a vau Obstáculos verticais Trincheiras
Nenhuma  m  m  m
Motorização
    
Armamento
Nenhum

 


PROFILES


   
   

 


INFORMAÇÃO ADICIONAL


 Sites e Blogs
Land Rover Katy  
   
 Bibliografia
   
   

  


 Última atualização da página: 24/06/2018