Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Sondagem
Qual a sua área de modelismo preferida?
Militar aéreo
Militar terrestre
Militar naval
Civil aéreo
Civil terrestre
Civil naval
Ficção
Outro
Ver Resultados

Rating: 4.2/5 (1768 votos)

ONLINE
1




Partilhe esta Página



 

PARCERIA


Os administradores deste site aceitam propostas de parceria para análise.

 


  

EXPOSIÇÕES NACIONAIS


OS MEUS KITS

ÚLTIMO TRABALHO REALIZADO


MILITARIA

ÚLTIMO AVIÃO A HÉLICE INTRODUZIDO/ATUALIZADO

Fairchild C-119 Flying Boxcar

Fairchild C-119 Flying Boxcar


ÚLTIMO AVIÃO A REATOR INTRODUZIDO/ATUALIZADO 

Mikoyan-Gurevich MiG-17

Mikoyan-Gurevich MiG-17


ÚLTIMO HELICÓPTERO
INTRODUZIDO/ATUALIZADO

AgustaWestland EH-101 Merlin

AgustaWestland EH-101 Merlin


ÚLTIMO VEÍCULO SOBRE LAGARTAS INTRODUZIDO/ATUALIZADO

Type 97 ShinHoTo Chi-Ha medium tank

Type 97 ShinHoTo Chi-Ha


ÚLTIMO VEÍCULO SOBRE RODAS INTRODUZIDO/ATUALIZADO

Ford Model C11 ADF

Ford Model C11 ADF


 

AJUDE A  MANTER ESTE PROJETODonativos



Total de visitas: 188719
P&H - AgustaWestland Merlin
P&H - AgustaWestland Merlin

AgustaWestland EH-101 Merlin / EH Industries EH-101

- Helicóptero de busca e salvamento / fiscalização - Reino Unido e Itália (2000) -

AgustaWestland Merlin

Link original: Cpl Phil Major ABIPP RAF [OGL], via Wikimedia Commons


País de origem Fabricante
Reino Unido e Itália   AgustaWestland (EH Industries)
Produção total
Projeto antecedente
Em fabrico  
1º voo
Período de produção
9 de outubro de 1987 1990 - Presente
Introduzido em
Retirado em
2000  
Período histórico
Principais utilizadores
   

RESUMO HISTÓRICO


O AgustaWestland EH101 Merlin é o resultado do desenvolvimento conjunto entre as empresas Westland Helicopters do Reino Unido e Agusta da Itália, para a criação de um helicóptero para usos militares, que também pudesse ser utilizado em contexto civil.

O desenvolvimento do EH101 remonta a 1977, quando o Ministério da Defesa do Reino Unido emitiu uma requisição para a compra de um novo helicóptero (ASW) de guerra antissubmarina para substituir os Westland Sea Kings da Royal Navy. Nesse mesmo ano, a Westland apresentou o desenho de uma proposta, designado de WG.34, que foi aprovado para desenvolvimento.

Curiosamente, a Marinha Militar Italiana também andava por essa altura à procura de um substituto para o seus Sea Kings fabricados, sob licença, pela Agusta. Esse facto levou a que a Agusta iniciasse uma série de negociações com a Westland tendo em vista a possibilidade do desenvolvimento conjunto de um novo helicóptero.

As negociações correram bem e culminaram com a criação de uma joint venture, em novembro de 1979, com a formação de uma nova empresa (EH Industries) para gerir o projeto, a partir de 1980. EH é uma abreviação para Elicottero Helicopter, incorporando as palavras inglesa e italiana para "helicóptero".

Enquanto os estudos de design progrediam, a EHI percebeu que existia um mercado em potencial bem maior para o helicóptero em desenvolvimento do que simplesmente a resposta às necessidades das Marinhas de Guerra Inglesa e Italiana. Assim, o projeto da EHI evoluiu para um design mais generalizado que poderia ser customizado para clientes e aplicações específicas, tanto militares como civis.

Como parte do programa de desenvolvimento, ao todo foram construídos 9 protótipos, tendo o primeiro voo sido realizado em 9 de outubro de 1987 e a entrada em serviço ocorrido em 2000.

Atualmente, o EH-101 é um dos mais importantes helicópteros construídos na Europa. Trata-se de um helicóptero de transporte médio, trimotor, que utiliza um rotor principal de 5 pás com bordos marginais avançados, com trem de aterragem triciclo, semi-retrátil, com rodas duplas em cada unidade e uma estrutura com grande percentagem de utilização de materiais compostos.

O EH-101 está equipado com flutuadores de emergência, 2 barcos internos de 20 pessoas, 1 guincho primário e um guincho secundário, NITESUN e FLIR. É equipado com um RADAR de busca da GALILEO, com capacidade de identificar e monitorizar 32 alvos de superfície em simultâneo e todos os aparelhos têm a capacidade para operarem em ambiente NVG.

A FAP adquiriu 12 EH-101, em três variantes distintas, para três tipos de missões diferentes. A frota consiste em 6 de variante SAR (Busca e Salvamento), 2 de variante SIFICAP (Sistema de Fiscalização das Pescas) e  4 de variante CSAR (Busca e Salvamento em Combate).

A variante CSAR está equipada com “Defensive Aids Suite” (DAS), que consiste num sistema integrado de autoproteção eletrónica, formado pelos seguintes subsistemas: um “Radar Warning Receiver” (RWR), um “Missile Warning System” (MWS) e um “Counter Measures Dispensing System” (CMDS). Tem a capacidade para reabastecimento “Hovering In Flight Refueling” (HIRF) e “Air to Air Refueling” (AAR).

Atualmente, a empresa EHI não existe, tendo sido incorporada quando as duas empresas originais se fundiram. O nome EH101 surge por mero acaso. De facto, inicialmente chamava-se EHI01 como referência ao facto de ser o primeiro projeto da empresa. Numa comunicação interna, uma secretária trocou o I por um 1 e o nome pegou, no entanto, a partir de 2007, o EH101 viu a sua designação oficial modificada para AgustaWestland AW101

 


VARIANTES E VERSÕES


Merlin HM1
- Helicóptero de busca e salvamento / fiscalização - 

 

Alçado Lateral
Alçado Superior Alçado Frontal Alçado Inferior 

 

Tripulação Comprimento Diametro dos rotores Altura Capacidade
3/4 19.53 m 18.59 m 6.62 m  Kg
Peso vazio
Peso máximo à descolagem
Velocidade máxima Autonomia Teto de serviço
10 500 kg  14 600 kg 309 km/h 5 horas 4 575 m 
Motorização
3 turboshafts Rolls-Royce/Turbomeca RTM 322-01 com 2 312 hp (1 720 kW) 
Armamento
  2 metralhadoras de 7,62 mm (0,300 in) / 960 kg (2 120 lb) de bombas e torpedos ou cargas de profundidade 

RESUMO DA VARIANTE/VERSÃO


Ver texto acima

 


PROFILES


   
   

 


INFORMAÇÃO ADICIONAL


 Sites e Blogs
Wikipedia-Pt Wikipedia-Eng Força aérea
     
 Bibliografia
 Aviões de guerra  
 Aviões de Guerra Airfix Model World - Issue 27 - 02/2013  

  


 Última atualização da página: 16/05/2019