Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Sondagem
Qual a sua área de modelismo preferida?
Militar aéreo
Militar terrestre
Militar naval
Civil aéreo
Civil terrestre
Civil naval
Ficção
Outro
Ver Resultados

Rating: 4.1/5 (3232 votos)

ONLINE
1




Partilhe esta Página



 

PARCERIA


Os administradores deste site aceitam propostas de parceria para análise.

 


AJUDE A MANTER ESTE PROJETO

Donativos


click here


Total de visitas: 410593
Paletas, godés e outros utensílios
Paletas, godés e outros utensílios

Paletas, godés e outros utensílios para manipulação das tintas

 

Logo_Truques_001
  • Como manter estas ferramentas sempre limpas
  • Alternativas domésticas e baratas
  • Ferramentas para situações especiais
  • Como conseguir que as tintas acrílicas não sequem durante a sua utilização
Esta página é dedicada aos recipientes e utensílios que um modelista poderá utilizar para manipular os diferentes tipos de tintas e pigmentos geralmente utilizados em modelismo.


 Como manter estas ferramentas sempre limpas?
Godé_01

 

Quem já utilizou paletas e godés por certo já se deparou com este problema. Ou temos que os estar sempre a lavar muito bem após cada utilização ou passado algum tempo começam a ficar irremediavelmente sujos. Não se pode dizer que sejam ferramentas de trabalho caras, mas se somarmos os produtos e água necessária à sua lavagem e manutenção os custos começam a subir.

Por outro lado, muitas tintas utilizadas em modelismo, sobretudo as enamel e as de óleo deixam bastante resíduos nos lavatórios e lava-louças onde geralmente são lavados estes utensílios, sendo necessário recorrer a produtos de limpeza adicional para os manter limpos. Se adicionarmos a isto a questão ecológica o bom estado das paletas e godés não sai realmente nada barata…

Godé_02

 

Mas o modelista é uma pessoa prática e apresento de seguida uma solução rápida e económica de manter as paletas e godés sempre em condições.

Basta envolvê-los em papel de prata e estão prontos a utilizar… no final é só “desenformar” e repetir o processo. Assim as paletas e godés estarão sempre em condições de utilização.


Gode_03 Godé_04  https://img.comunidades.net/mod/modelismoestatico/Gode_05.JPG
Em alternativa ao papel de prata, poderá utilizar pelicula aderente. Pessoalmente não gosto tanto pois rompe com mais facilidade. No entanto existem no mercado uma grande oferta deste tipo de material com várias espessuras. É só ver com que material é que trabalha melhor.

Atenção! Não deite fora os restos de tinta, pois não há necessidade de poluir o ambiente. Arranje diferentes frascos para diferentes tipos de tintas e utilize-as para dar uma pintura base a dioramas e cenários, sempre é uma forma de poupar tinta e por certo bem mais ecológica. Relativamente ao papel de prata, também não o deite fora, aproveite-o por exemplo para criar volume ou relevo nos seus cenários. Em modelismo tudo é eventualmente reutilizável.
 
 Alternativas domésticas e baratas
Gode_06

 

Como já anteriormente falámos as paletas e godés não são caros por ai além, no entanto para trabalharmos no kit que estamos a fazer a verdade é que nem sequer os temos que adquirir já que em nossas casas existe sempre uma infinidade de coisas que poderemos utilizar em substituição deles.

Para o caso de serem necessárias grandes quantidades de tintas podemos usar copos de iogurte ou o fundo de garrafas de água, refrigerante ou detergente; se forem necessárias quantidades pequenas de tinta podemos utilizar tampas de garrafa, caixas porta-joias, pratos de velas, pequenos pires… é caso para dizer, haja imaginação que utensílios não faltam…

Godé_07

 

Também aqui poderemos revestir estes nossos recipientes com papel de prata ou pelicula aderente. Claro que, como tampas de garrafa e afins são fáceis de arranjar, esta proteção já não é tão pertinente, mas caso goste de um recipiente em especial aconselhamos a protege-lo assim. Convém, no entanto, fazer outra chamada de atenção. Quando trabalhar com pequenos “godés” é altamente recomendável usar um pires ou algo do género por baixo, pois irremediavelmente, mais tarde ou mais cedo, ele vai virar e sujar a sua banca de trabalho.

 

 
 Ferramentas para situações especiais

 

TINTAS A ÓLEO

Gode_08  As tintas a óleo têm diversas utilizações em modelismo. Uma dessas utilizações é a que vamos referir nesta parte. A cobertura de longas superfícies. Para isso aconselhamos a utilização de uma paleta grande, já que geralmente são utilizadas grandes quantidades de tinta e este tipo de paleta facilita bastante o processo de pintura.
   

 

PIGMENTOS

Gode_09  A utilização de pigmentos confere um grande realismo aos kits, mas geralmente necessitam de ser misturados a um material ligante, geralmente verniz. As folhas de acetato permitem manipular muito bem os pigmentos.
   
 
 Como conseguir que as tintas acrílicas não sequem durante a sua utilização

Seguidamente temos um exemplo de uma alternativa barata para a “construção” de um recipiente para a tinta acrílica estar sempre em condições de utilização, ou seja, sem secar.

 Gode_10   Godé_11   Gogé_12
Pegue num recipiente plástico, tipo embalagem de gelados. Se pretender pode personalizá-lo;   Arranje uma esponja com o tamanho aproximado da embalagem plástica;   Coloque a esponja dentro do recipiente;
Gode_013   Gode_14   Gode_15
Verta água em cima da esponja até esta ficar bem molhada;   Corte folhas de papel vegetal com as dimensões da esponja;   Coloque o papel vegetal em cima da esponja e aguarde que este humedeça;
Godé_16   Godé_17   Gode_18
Coloque a tinta pretendida em cima do papel vegetal, adicione água se necessário e comece a trabalhar;   No final remova o papel vegetal e deite-o para o lixo;   Por questões de segurança e não espalhar água no chão ou na banca de trabalho, aconselhamos a fechar a embalagem.

 

 
 Aguardamos a sua colaboração. Este espaço pode ser para a sua participação.